Competências importantes segundo Fórum Econômico Mundial

Todos os anos, o Fórum Econômico Mundial divulga um relatório chamado “The Future of jobs Report” falando sobre as tendências do trabalho. Fizemos um resumo das 10 principais competências apontadas pelo documento até esse ano:

1. Pensamento analítico e inovação: empresas como Uber, AirbnB, Nubank e tantas outras possuem uma equipe capaz de dar soluções nada convencionais a problemas convencionais.

2. Aprendizagem ativa e estratégica: não se acomode. Não ache que o que lhe trouxe até aqui em termos de conhecimento irá lhe levar para o futuro. Não há mais espaço para a falta de autonomia e proatividade.

3. Criatividade, originalidade e iniciativas: profissionais que executam apenas o que lhes é delegado, mesmo que com precisão cartesiana, não estão mais no desejo das empresas e sim aqueles que buscam descobrir novas formas de resolver problemas, de forma original.

4. Design e Programação de Tecnologia: não precisa ser um hard user de redes sociais, mas buscar entender o básico sobre o funcionamento dos algoritmos e noções de design fazem diferença. Lembre-se do item 2 que comprova isso.

5. Pensamento crítico e análise: Por que você faz as coisas desse jeito? Por que não pode ser diferente? A capacidade de questionar e repensar alternativas, antes de tirar conclusões, não confiar cegamente em opiniões alheias e nem mesmo nas suas percepções está em alta.

6. Solução de problemas complexos: essa característica é recorrente no relatório há diversos anos consecutivos. Pensar coletivamente e encontrar alternativas para um grupo de pessoas. O Youtube é um exemplo, que permitiu que diversas personalidades emergissem, o que antes dependia da indústria do entretenimento.

7. Liderança e influência social: só liderar já não basta. É necessário influenciar os outros para que tomem decisões certas, sustentáveis e visando o bem coletivo.

8. Inteligência emocional: A falta de inteligência emocional em gestores tem transformado muitas empresas em fábricas de problemas emocionais, tais como: assédio moral, síndrome do pânico, Burnout e profissionais competentes pedindo demissão de seus chefes (e não das empresas). Já pensou nisso?

9. Raciocínio, resolução de problemas e ideação: Nada de agir antes de pensar e planejar. Nada de rastrear problemas, sem pensar nas soluções para cada um deles.

10. Análise e avaliação de Sistemas: Em termos de análise de contratos, avaliação de processos, clima de equipe, a razão, cada vez mais precisa estar à frente da emoção.

Link: http://www.ciesp.com.br/jundiai/files/2020/03/10-competencias-2020-2022-segundo-F%C3%B3rum-economico-Mundial.pdf

Storytelling, você sabe o que é?
Storytelling, você sabe o que é?

MEI, EI, EIRELI e SLU: Quais são as diferenças?
MEI, EI, EIRELI e SLU: Quais são as diferenças?

Competências importantes segundo Fórum Econômico Mundial
Competências importantes segundo Fórum Econômico Mundial

Vender mais na temporada de verão
Vender mais na temporada de verão

Pequenas mudanças geram grandes impactos
Pequenas mudanças geram grandes impactos