Storytelling, você sabe o que é?

Storytelling é literalmente a arte de contar histórias de modo envolvente, com início, meio e fim. Cada vez mais, alguns gurus das redes sociais têm utilizado essa técnica para criar conteúdos envolventes e, principalmente, vendedores. Inclusive, há quem venda roteiros prontos para os stories. Sabe por que eles funcionam? Porque foram inspirados na Jornada do Herói e outras formas cinematográficas de contar histórias.


O storytelling utiliza elementos específicos — personagens, ambientes, conflitos e uma mensagem — em eventos com começo, meio e fim, para transmitir uma ideia de forma inesquecível ao conectar-se com o leitor no nível emocional. Os stories das redes sociais são excelentes maneiras de fazer Storytelling. Quer um exemplo?


Antes de começar, defina o que você quer vender no final do roteiro e escreva o resultado que a pessoa terá se comprar de você. Por exemplo, um nicho de academia poderia fazer a promessa de melhorar o condicionamento físico do cliente.

PRIMEIRO:
Esse resultado faria diferença na sua vida hoje?
Peça para a pessoa comentar sim ou não no seu direct

SEGUNDO:
O que você faria com esse resultado (melhor condicionamento físico)? Comenta aqui no direct.

TERCEIRO:
Coloque print das respostas e complemente dizendo que para você ou seus clientes, ou seus colaboradores também fez diferença.

QUARTO:
Pergunte: Por que você acha que não consegue? Me conta no direct.

CINCO:
Coloque print das respostas e complemente explicando casos semelhantes, de pessoas que não atingiram resultados antes de conhecer sua empresa.

SEXTO:
Aqui começa a virada de chave, e você pode falar dos diferenciais do seu negócio, dizer quantas pessoas já tiveram resultados e apresentar os benefícios do seu produto ou serviço.

SÉTIMO:
Aqui, enfim, entra a oferta atraente e irresistível que você anotou lá no começo.

Esse é um exemplo de uso nos stories. Mas você pode usar no reels, no feed, no youtube ou no blog. Storytelling bem feito, requer dedicação e planejamento, mas o resultado são clientes emocionalmente conectados e fiéis ao seu produto ou serviço.

Storytelling, você sabe o que é?
Storytelling, você sabe o que é?

MEI, EI, EIRELI e SLU: Quais são as diferenças?
MEI, EI, EIRELI e SLU: Quais são as diferenças?

Competências importantes segundo Fórum Econômico Mundial
Competências importantes segundo Fórum Econômico Mundial

Vender mais na temporada de verão
Vender mais na temporada de verão

Pequenas mudanças geram grandes impactos
Pequenas mudanças geram grandes impactos